Com o leilão das coligações praticamente definido, o deputado estadual João Salame Neto (PPS) terá o maior tempo de propaganda no rádio e na televisão durante a disputa pela Prefeitura de Marabá. As coligações partidárias são, antes de tudo, a busca incessante por exposição dos candidatos por mais tempo na televisão e no rádio durante o horário eleitoral gratuito e obrigatório, que este ano vai acontecer no período de 21 de agosto a 4 de outubro.
Caso o PT consiga manter-se na chamada “Terceira Via” e obtenha o aval da direção nacional de seu partido para seguir no caminho atual, João Salame sairia na frente de seus concorrentes diretos, com o tempo de 10 minutos, 20 segundos e 33 centésimos.
Embora o PPS de Salame tenha apenas 48 segundos, ele ganha o reforço do tempo do gigante PMDB, com 3 minutos e 23 segundos; do PT, com 3 minutos e 46 segundos; do intermediário PDT, com 1 minuto e 26 segundos; e do pequeno PV, com 55 segundos.
Embora contabilize nove partidos ao seu lado, nem por isso o deputado e ex-prefeito Sebastião Miranda Filho teria o maior tempo de TV e rádio, caso as coligações estivessem fechadas hoje. Ele ficaria atrás de João Salame, com 8 minutos, 47 segundos e 22 centésimos. Os partidos que o apóiam (segundo divulgam seus correligionários) são PTB, PSDB, PSD, PSB, PHS, PC do B, PT do B, PRTB e PRB. Vale registrar que a coligação de Maurino anuncia que o PT do B vai migrar para seu grupo em breve.
Também pela configuração que se desenha antes de 30 de junho (data limite para se apresentar os candidatos e realizar as convenções e coligações partidárias), o prefeito Maurino Magalhães (PR) poderá ter 7 minutos, 40 segundos e 89 centésimos durante a campanha eleitoral na TV e rádio. Para isso, o PR, deverá formar coligação com os partidos DEM, PSC, PMN e PP. Desses, o que mais agrega tempo de TV é o DEM, com 2 minutos, 1 segundo e 26 centésimos; depois o próprio PR e o PP, com 1minuto, 56 segundos e 58 centésimos, cada; PSC, com 1 minuto e 44 centésimos; e, por último o “nanico” PMN, com 30 segundos e 03 centésimos.
O PSOL de Manoel da Cosanpa terá apenas o seu próprio tempo para divulgar os projetos durante o horário eleitoral gratuito. 27 segundos e 69 centésimos.
Além do horário eleitoral de 30 minutos, duas vezes por dia, os candidatos terão as propagandas sob inserções. Essas inserções são vistas pelos marqueteiros políticos como as armas mais poderosas de propaganda, porque chegam de surpresa aos eleitores, misturadas à publicidade comercial e em horários diversos. Mesmo os espectadores desinteressados em política veem as peças.