sexta-feira, 22 de junho de 2012

“Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça. Dando milho aos pombos.”


Serra Pelada – Filme ganha reforço de peso


Ele acabou de chegar, cara de triste, semblante abatido e uma informação, não nova, mas que certamente confirma os temores. “O Filme Serra Pelada terá que aguardar”, disse o morador de Serra Pelada que estava colaborando coma Paranoid produtora do longa.
Em um dos comentários deste pôst o autor expressa tristeza ao justificar em sua concepção o que levou ao fim o projeto que já durava mais de um ano desde sua concepção. O comentário teve inicio com a citação de Paulo Diniz, “Seria muito bom, seria muito legal”. Walmir Macedo prossegue com sua visão do que houve e nós mais uma vez ficamos a ver navios.
Gil Duarte de Parauapebas, competentíssima atriz de teatro e produtora cultural, chegou a questionar nosso link na rede social afirmando: “Vocês não sabem é de nada”, até então não sabíamos mesmo, exceto o que circulou na mídia nacional, e que recebíamos de informações de fontes em contato com os produtores, entretanto como é nosso papel informar corremos atrás e nos certificamos que o longa terá que esperar e quem sabe nem seja mais rodado em Serra Pelada, é possível até que não exista a história onde milhares de homens são atraídos pelo sonho da riqueza instantânea e Joaquim e Javier chegam à Floresta Amazônica contaminados pela “febre dourada”. Os dois se tornam amigos e compartilham seus sonhos. Mas a dureza da mineração e a ganância dos homens destruirão essa amizade.
Vamos acompanhar o desenrolar dessa história paralela onde aparecem novos artistas em meio a um filme que desaparece.
–*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

A frase acima da música Milho Aos Pombos de Zé Geraldo mostra bem como estamos desligados da importância de nossa região. A pré-produção do filme “Serra Pelada”, longa de Heitor Dhalia está atraindo os olhos do mundo, menos a atenção de nossa gente. Só para ter uma ideia da importância do filme já foram confirmados Wagner Moura e Daniel de Oliveira. E hoje acabo de ver uma publicação no site da Folha de São Paulo que destaca: Sophie Charlotte fará sua estreia no cinema em “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia.

A atriz Sophie Charlotte (da novela “Fina Estampa”) fará sua estreia no cinema em “Serra Pelada”. No longa de Heitor Dhalia, ela será a noiva de um poderoso fazendeiro da região do garimpo. Contracenará com Wagner Moura e Daniel de Oliveira.
A informação é da coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta (20) da Folha.
Conversando com uma pessoa que está ajudando os cineastas fiquei sabendo que começam a montagem dos cenários para as filmagens, esse é um importante momento para Curionópolis e região, mais uma vez ganharemos notoriedade nacional, ou melhor, internacional e o bom é que não precisamos de uma tragédia, catástrofe ou problemas de ordem social para isso.

GESSÉ   SIMÃO   CONTINUA   AFASTADO    COOMIGASP POR  DECISÃO   DA JUSTIÇA


Em virtude da decisão judicial tendo como autor o Ministério Publico Estadual que determinou o afastamento do presidente Gessé Simão por improbidade administrativa no ultimo dia 04/06. A diretoria da Coomigasp, representada pelo seu presidente em exercício, Sr. Valdemar Pereira Falcão, vem através desta, informar a seus associados que o andamento do Projeto Nova Serra Pelada não será afetado, e que será cumprido fielmente o cronograma estabelecido pela SPCDM que prevê a produção da mina em 2013 em consonância com o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Coomigasp, Colossus e o MME – Ministério de Minas e Energia.
‘‘O que houve foi uma discrepância de caráter administrativo o qual o presidente anterior devera prestar contas junto a justiça. Comprovando sua inocência, ele retornará ao cargo, caso contrário, daremos continuidade, pois o projeto nem muito menos os associados serão prejudicados por conta disso’’. Comentou Valder Falcão. Que em sua análise, afirma categoricamente que a Coomigasp, seus associados e o projeto é maior do que qualquer eventual problema que venha surgir, e que se depender dele e de seus diretores, Pedro Gomes(Dir. Administrativo); Marcos Antonio Prado (Dir. Financeiro); Jose Ribamar (Dir. de Produção) e os demais vogais, o Projeto não sofrerá nenhuma interferência e o que foi acordado anteriormente será cumprido juntamente com sua parceira Colossus.
Valder e sua diretoria tem como prioridade organizar a entidade e fortalecê-la e para isso, estão realizando estudos no propósito de implantar um modelo de gestão administrativa clara e eficiente que garanta a distribuição de renda a seus associados de forma integra, pois uma cooperativa deste porte tem que se preparar para uma gestão que venha satisfazer as expectativas dos seus sócios. ‘‘Temos a missão de organizar a casa, pois temos um empreendimento que vale milhões e a transparência e eficácia de nossas ações estão aos olhos do mundo e temos que  garantir a justa distribuição renda quando a mina vier a produzir’’. Afirmou Valder.
Outra medida tomada em caráter de urgência pela atual diretoria foi sentar juntamente com o Ministério Publico Estadual no sentido de propor um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Publico, Coomigasp e a Colossus para que juntos possam caminhar de forma clara e transparente. ‘‘A iniciativa da Cooperativa é extremamente louvável, no momento ela esta fazendo uma reanálise de todos os procedimentos, será realizada uma ampla revisão de todas as despesas da cooperativa na busca da melhor aplicação do recurso da entidade, otimizando resultados e minimizando prejuízos e para isso buscamos a orientação do Ministério Publico para que não haja distorção de informação, como está havendo agora, podemos até citar como exemplo a questão dos repasses financeiros feitos pela parceira Colossus, que dizem por ai que esses valores serão descontados do percentual dos garimpeiros, diante disso, afirmamos em conformidade com o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela SPCDM e o Ministério de Minas de Energia em maio de 2010, que o percentual do garimpeiro ficara isento de qualquer diluição’’. Finalizou Marcos Antonio – Diretor Financeiro.
Fonte: Site Coomigasp: http://www.coomigasp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG