quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IDEB do Pará



O Ministério da Educação divulgou o índice do IDEB, com avaliação  e classificação de escolas de todo país.
O Pará teve no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nota 4,2 para os anos inciais do ensino fundamental. Esse índice está bem abaixo do que as melhores escolas do Estado alcançaram.

E para os anos finais do ensino fundamental, a nota do Pará foi menor (3,7), assim como os índices das escolas que melhor se saíram no Ideb. Para o cálculo da nota média do estado, leva-se em conta a taxa de aprovação e o desempenho dos alunos na Prova Brasil, que compreende testes de português e matemática.

O Pará está entre os estados que obtiveram os dos piores desempenhos no quadro geral. O MEC declara que a meta para 2020 é o país chegar à nota 6,0 que é para os países em crescimento.

Incentivo: O governo federal disponibiliza uma série de linhas de programas de educação, para melhorar a o ensino, como o programa guarda-chuva de qualificação técnica, PRONATEC, entre outras formas para dar suporte aos estados à melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio. O Governo ainda reforça o esforço para implementação das escolas de tempo integral, creches.

Mas por aqui, o que se vê é cada vez mais propaganda das unidades do PROPAZ, o que pelas estatísticas não resultou na eficácia das condições de aprendizado de crianças e jovens do estado.

Pará  - Governo Popular

Qualificação técnica: Lembremos que até 2010, o governo Ana Júlia qualificou até 72 mil jovens com o programa Bolsa Trabalho, programa pioneiro de qualificação de jovens. O Governo Popular investiu cerca de R$ 101.180.400,00. E em parceria com  o governo federal qualificou mais 21 mil jovens no Pará.

Transporte: A governadora Ana Júlia garantiu transporte escolar para o interior. Foram mais 30 ônibus e mais 46 barcos novos; a ampliação da rede de convênios com prefeituras garantiu que mais de 76 mil alunos fossem beneficiados. E todos os estudantes das escolas públicas do Pará de ensino fundamental, médio e superior foram beneficiados com a sanção da Lei da meia-passagem intermunicipal;

Educação de povos indígernas: No Pará, mais de 7 mil alunos do ensino fundamental, de 40 aldeias, participaram do Plano Estadual para Educação Indígena. Para o ensino médio, o governo oportunizou o plano de formação de professores e a regulamentação do ensino médio regular.

Valorização dos professores: Cerca de 17 mil novos professores aprovados em concursos públicos foram nomeados. A governadora Ana Jùlia sancionou a Lei que garantiu o PCCR, Lei 7.442/2.0.7.2010.

Educação Superior: O orçamento da UEPA foi duplicado durante o governo popular. O governo investiu em novos prédios na capital e ampliação de campi do interior. O prédio do projeto "Maternar" construído em Belém é referência no teste do pezinho. Cerca de 5 milhões foram investidos em projetos como o "saúde da mulher", restaurante universitário, salas de videoconferência etc.

Internet grátis: O governo popular interligou 600 escolas com o Programa NavegaPará, e com isso, mais de 1 milhão de pessoas da comunidade escolar pasaram a ter acesso à internet nas escolas públicas do estado.

Ascom - Mandato Deputado Puty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DO BLOG